terça-feira, 4 de agosto de 2009

download.

Normalmente, não gosto de fazer dois posts por dia, ou escrever sobre notícias - vivo no mundo da lua, e quase tudo que sei, descubro por conversas desatualizadas com os amigos. Daí não tem graça.
No entanto, hoje, decidi ocupar meu tempo vago me atualizando, procurando curiosidades e tudo o mais que gosto de ler. Coisas engraçadas e irônicas, principalmente.
Pois bem. Lá estava eu, fuxicando a sessão de tecnologia do Terra, quando encontrei a seguinte notícia:
Um estudante da Universidade de Boston (EUA) foi condenado por um tribunal por ter baixado 30 músicas na internet, e em seguida compartilhá-las na web! O cara, de 25 anos, faz doutorado em Física (além de tudo, é inteligente a criatura!), e vai ter que pagar 22,5 mil doláres por cada música baixada - o valor máximo a que ele poderia ser submetido era de 152 mil dólares/música, o que torna a sua punição relativamente suave.
O rapaz não chegou a negar as acusações, mas ficou claramente decepcionado com o processo.
O que me lembra: semana passada, baixei mais da metade da discografia do Joy Division, um cd do Happy Mondays, mais alguns das Velhas Virgens e as três partes da trilha sonora de Grey's Anatomy. Tenho centenas de discos completos em formato mp3, de vários artistas.
Imagine se decidissem me processar? Se decidissem processar a grande maioria dos cidadões com acesso à internet no mundo? Tava tudo ferrado.
Aposto como até o juiz que puniu o pobre rapaz tem seus cdzinhos da Hannah Montana salvos no computador.

O mundo está mudando, e a forma de se vender cultura não tem conseguido acompanhar.
Minha dúvida é: "será mesmo justo vender cultura?". E a questão se estende para "será mesmo justo vender qualquer coisa?".
Sinceramente, não tenho nenhuma idéia de como responder. Também não sei se, vivendo nesta sociedade, conseguirei chegar a uma solução.
Até lá, vou aumentando a quantidade de gigas cheios de música no meu computadorzinho.

Yeah, vivemos todos fora da lei!

2 comentários:

  1. Aiin fiquuei viranda na
    "giraía " com essa noticia
    se bem que eu já tinha ouvido uma
    história parecida mas era com uma mulher.

    Eu achei um injustiça que fez com o cara
    e além de tudo ele era um cidadão correto , pagava seus impostos, fazia trabalho voluntário ( Brincadeira, eu nem sei da vida do cara).

    AHHH maiis resumindo tudo é uma puta sacanagem ! Tem milhões de gente roubando e matando,
    um bando de politicos filho da P*** !

    E ninguém faz merda nenhumaa '
    Eu tambémm concordo com você Mila
    eu duvido que o juiz não tem o cdzinhos da
    Hannah Montana, do Elton john.
    kasoksaosak '

    Enfim é isso !

    Beiijoos *

    ResponderExcluir
  2. Pois sim...
    Youtube sendo destruído, suas raízes, pela copyright.Sem comentar no caso todo dos nossos heróis da PirateBay, recentemente vendida.Piratebay VENDIDA? É, isso é contraditório.No mínimo.
    Depois de processados, eles venderam.
    Como vai funcionar? Não sei.
    Mas quanto a cultura sendo vendida? Não sei.É algo totalmente polêmico.
    Mas concordo, quando me falaram.Eu não ligo pagar por cultura, música por exemplo.Eu gasto dinheiro com tanta porcaria, que gastar com cultura seria algo espetacular.O problema é pagar 50 reais num CD.50 reais!!! 50 reais!
    Qual a alternativa? entrar no 4shared, youtube etc.
    Existem outros casos, fora o da música...Mas...nota-se que existe um desespero por trás do dinheiro.Os milhões que foram a pena é uma marca disso.O cinema mesmo, hoje aposta tudo nos efeitos especiais.Pra fazer as pessoas irem ao cinema ao invés de comprar por 3 reais o filme pirata.A própria tradição, quase obrigação, de iniciar um blockbust anunciando que será uma trilogia ou mais, é uma prova disso também.
    Coisas pra se pensar, ótimo tema Mila! Curti pra caramba, fez eu pensar!
    Cuide-se!

    ResponderExcluir