domingo, 13 de setembro de 2009

havaianas.

Acho que o post vai ficar meio sem-pé-nem-cabeça, mas lá vou eu~~
Lá estava Mila, sentadinha em um Santa Bárbara (ônibus que vai do campus Politécnico até a Praça Rui Barbosa, no centro da cidade), tentando se distrair, quando ouviu uma conversa entre dois outros universitários, sentados logo atrás dela. Como o tema era interessante, a criatura ficou com isso na cabeça por quase três dias, até finalmente conseguir chegar a um computador com internet e despejar isso na cabeça de quem quiser ler!

Que a maioria do marketing publicitário é feito de absurdos, pouca gente discorda. No entanto, alguns se destacam mais do que outros - são aqueles que me fazem querer rachar no meio a cabeça do imbecil que teve a idéia absurda de transformar algumas coisas em propaganda.
Estou aqui para expressar a minha revolta em relação aos comerciais das sandálias Havaianas.
Antigamente, a publicidade da marca era simples, até meio boba. Muita gente assistia os intervalos de programas bufando - algo como "humpf, como eles acham graça nisso?". Mas com falta de graça está todo mundo acostumado, então, ao menos, não fazia mal.
O problema é que a empresa decidiu criar comerciais controversos, com ideologias absurdamente infundadas. O choque começou com o seguinte comercial:

Não sei se é porque eu sou o tipo de pessoa oito ou oitenta, mas, para mim, parece é que o cara que escreveu isso queria mandar tudo às favas. Algo empresa alguma deveria fazer, por sinal, ainda mais no estado em que o mundo está...
Não sou o tipo de pessoa que pára uma roda de samba para falar sobre o fim dos tempos (personagem desnecessário, abusivamente caricato), mas ainda assim me senti ofendida - me imagino agora no papel da personagem toda a vez que comento com alguém, por exemplo, que odeio quando meus vizinhos vão lavar a calçada com mangueiras, sem vassoura, e acabam por limpar parte do asfalto da rua (?).
Quando eu achei que ia parar de erguer as sobrancelhas e comentar "que droga de campanha!" todas as vezes que visse os comerciais das Havaianas, apareceu o das Havaianas fit:

Eu, partircularmente, acho que sexo é uma coisa que não se discute de graça. A velhinha dando lição na neta, por exemplo, me parece amoral - principalmente em tempo de AIDS, doenças venéreas e tudo o mais, onde a coisa menos segura que há é ter um envolvimento puramente físico. Estou longe de ser puritana, mas não acredito que sexo casual realmente faça alguém se sentir bem. Mas, voltando ao tópico, opiniões a parte... Se eu tivesse o calibre mundialmente famoso das Havaianas, evitaria a polêmica.

É por coisas assim que eu boicoto algumas marcas. Deixando claro, eu uso Ipanema como chinelo.

Encerro a discussão por aqui devido a motivos de conforto - dor de cabeça, sono e fome combinados. Quem quiser opine, quem não quiser não precisa.

2 comentários:

  1. Entendo perfeitamente.Achei engraçadíssimo o fato de você ter citado esse comercial da Havaianas com o Marcos Palmeira.Achei engraçado, antes que as pessoas comecem a insultar até a 15º geração da minha humilde família, porque eu também pensei justamente nisso que você pensou.
    E quando vi a propaganda pela primeira vez, fiquei até meio "será que eles realmente quiseram dizer isso?".Olhei para a sala, e meus amigos pareciam não ter pensado nada, ou apenas cantarolaram a música da propaganda.
    Aí depois eu pensei justamente nisso...Algumas propagandas são dirigidas às pessoas com baixa capacidade de filtrar alguma coisa positiva da televisão, a classe média é meu maior alvo (por ter oportunidade e usa-la pra limpar a bunda).
    A real é que hoje em dia as pessoas são ensinadas a se conformarem e ignorarem.É simples.Basta ver o programa familiar da maioria brasileira, hoje: Assistir No Limite.Nas épocas pode ser o Big Brother.
    Eu simpatizo muito com esse seu post, porque isso me ofende e muito.O pior é saber que a maioria das pessoas com quem convivo são assim.
    Resta a pergunta: O que nós podemos fazer?

    ResponderExcluir
  2. Ipanema não valoriza os pezinhos das mocinhas. Havainas é muito mais bonita e eu amo gozar em pezinhos calçando Havaianas. Se você estiver afim, podemos marcar algo assim.

    ResponderExcluir